Na noite da última terça-feira (12), a notícia falsa de que o cantor brasileiro Pepe Moreno havia morrido em acidente de carro se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter e o segundo mais buscado no Google no Brasil, de acordo com o Google Trends. Um site falso usando “globonews” no endereço dava a informação de que o artista havia morrido, vários usuários do Facebook compartilharam a notícia acreditando ser verdadeira, resultado disso, um viral.
Desde o as eleições do ano passado que as fakes news começaram a ser bastante debatidas na internet, então a recomendação é que usuários de redes sociais chequem a veracidade das informações, principalmente se não se conhece o site que publicou a informação. Podemos perceber que a maior parte das fakes news que circulam no país são compartilhadas através do Facebook.
Advogado desmente morte do artista
“É totalmente falsa a informaçãoveiculada nas redes, neste dia, sobre seu suposto falecimento. Tomaremos todas as medidas cabíveis, tanto nas áreas cível e criminal em relação ao seu autor, bem como, em relação a quem estiver compartilhando, ou mesmo em relação aos veículos. Qualquer novidade, o Pepe, que está em novidade no Mato Grosso do Sul, informará a todos”,disse o advogado de Pepe no Stories do Instagram.
Pepe disse: “Eu estou bem, não aconteceu nada comigo, não morri. Eu estou tomando uma providência contra esse Facebook“.