Internautas ridicularizaram Jair Bolsonaro após sua declaração: “Como pode um imbecil falar de Paulo Freire desta maneira?”
O presidente Jair Bolsonaro mais gerou polêmica na internet ao atacar o educador e patrono da educação no Brasil Paulo Freire de “energúmeno” e por conta disso o nome de Paulo está neste momento no segundo lugar dos Trending Topics do Twitter no Brasil e o termo “energúmeno” é segundo mais buscado do dia no Google Brasil.
Muitas vezes chamado de Governo contra a educação no Brasil, Bolsonaro fez as afirmações contra Paulo Freire e a TV Escola na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada.
O TV Escola muito conhecida entre estudantes não teve seu contrato renovado com o Ministério da Educação e para justificar isso, Jair justificou que o veículo “deseduca”: “Você conhece a programação da TV Escola? Deseduca”. Bolsonaro acredita que a TV escola é de esquerda.
Ele chamou Paulo Freire de energúmeno: “Era uma programação [da TV Escola] totalmente de esquerda, ideologia de gênero, dinheiro público para ideologia de gênero. Então, tem que mudar. Reflexo, daqui a 5, 10, 15 anos vai ter reflexo. Os caras estão há 30 anos [no ministério], tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire da vida, esse energúmeno, ídolo da esquerda”
O que significa energúmeno?
Existem muitos sinônimos para a palavra, mas no geral é algo ruim, alguns do sinônimos são idiota e imbecil. Podemos dizer que energúmeno é uma pessoa considerada ignorante e sem conhecimentos.
Muitos internautas se revoltaram a com a declaração de Bolsonaro e o detonaram:
Bolsonaro,
você pode chamar Paulo Freire do que bem entender. O que o sr acha ou deixa de achar n vai mudar o fantástico papel dele na história da educação brasileira.
Mas diz pra gente, e os empregos? E o preço da gasolina, da carne? O que o sr. vai fazer para aliviar o povo?
— Jandira Feghali (@jandira_feghali) December 16, 2019
#CapitãoCavalo
Como pode um imbecil falar de Paulo Freire desta maneira?
Esse imbecil perto de Paulo Freire que é um energumeno desclalificado e inútil.@LulaOficial sabe da importância de Paulo Freire, nós também, quem não sabe vive de mamadeira fálica. pic.twitter.com/o48fZSGgqz— Aurélio V. Pimentel 🚩 (@72_aurelio) December 16, 2019
A fixação do Mijair e seus bozoboys em Paulo Freire decorre da inexistência de nomes minimamente relevantes da direita brasileira na área da educação.
O pior é que, na hora de justificar o mau desempenho do país em rankings internacionais, culpam aquele cujo método nem é usado.
— Paulo RJ (@hospicio_brasil) December 16, 2019
Paulo Freire é um dos intelectuais brasileiros mais lidos no mundo. Quanto mais Bolsonaro falar bobagens acerca do nosso Patrono da educação, mais lido Paulo Freire será. pic.twitter.com/IxjsmzmOrA
— Pedro Uczai (@uczai) December 16, 2019