2022 já está entre nós a alguns dias, e com ele vem aí uma decisão importante: quais representantes iremos escolher nas eleições gerais que acontecerão em outubro?
Essa matéria não tem intuito de campanha, mas sim de conscientizar e ajudar vocês com o que está por vir nos próximos meses. Eu sei que muitos acham que falar sobre política é uma chatice ou usam
aquele velho ditado de que “política não se discute”, talvez até seja um pouco chato, mas é essencial termos discussões e debates sobre, até porque é um dever importantíssimo escolher quem serão os seus
representantes nos próximos 4 anos, e pra ter consciência e escolher um candidato alinhado com o que você acredita, é preciso ambos.
Pesquise sobre as propostas dos seus candidatos, sobre seu histórico político, se possível questione sobre o que está sendo proposto e sobre como ele pretende botar suas promessas em ação, leia
cartilhas, assista debates, esteja ciente sobre essas coisas na hora de ir até as urnas.
Mas, para ir até as urnas é necessário ter seu Título de Eleitor e estar ok com a Justiça Eleitoral, já verificou como está seu status em relação a isso? Lembrando que o voto é facultativo para jovens de 16 a 17 anos e obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos. E que o prazo para tirar, transferir ou regularizar seu título de eleitor é até 4 de Maio.
Para quem ainda não possui o título, você pode estar fazendo a solicitação de forma online no Sistema TituloNet, você vai precisar das seguintes coisas:
• Documento oficial brasileiro (RG, Carteira Profissional ou
Passaporte);
• Comprovante de residência atualizado;
• Selfie segurando seu RG ao lado do seu rosto (sem adereços como
boné, touca, óculos, etc);
• Para homens entre 18 e 45 anos, é necessário o certificado de
quitação militar;
Após separar esses documentos é só entrar no portal TituloNet , preencher os campos com os dados, anexar os documentos e confirmar, depois é só aguardar a confirmação. Você pode acompanhar a solicitação na guia Acompanhar Requerimento no site e colocar o número no protocolo gerado após a solicitação.
Saiba como fazer o primeiro título de eleitor pela internet
Para quem tem ou quer verificar possível pendencia com a Justiça Eleitoral, é só entrar no site do TSE, e fazer a verificação de forma online, é só preencher seus dados e caso tenha algum débito, gerar
a Guia de Recolhimento da União e pagar o boleto no Banco do Brasil, direto na agência ou através do aplicativo.
Confira as dicas para ficar em dia com a Justiça Eleitoral
E para finalizar é bom lembrar que mais que uma obrigação, voto é um direito! Não deixe de mostrar nas urnas aquilo em que você acredita.