O Instagram divulgou o seu Trend Report, um relatório anual com um guia de previsões do que provavelmente será tendência no próximo ano nas redes sociais. A ideia é ajudar os criadores de conteúdo, profissionais, empresas e o público em geral a estarem sempre ligados nos assuntos em alta.
O foco do documento em 2021 foi buscar conexão com usuários da Geração Z e dos Millennials para listar as crescentes temáticas em alta em diversas categorias, como moda, beleza, compras, músicas, danças, celebridades, educação, bem-estar e temas sociais. Os dados foram baseados na pesquisa YPulse, elaborada a partir da resposta de 1.200 usuários da rede, com idades entre 13 e 24 anos, nos Estados Unidos.
O que vai ser tendência no Instagram em 2022?
Além de listar os temas em si, a rede focou também em perfis em ascensão, mais propensos a estourar no próximo ano ao nível internacional. Essas são algumas das principais tendências previstas pelo Instagram para 2022:
- Lojas de produtos usados (brechós);
- Criadores de conteúdo podem ultrapassar a fama de celebridades consagradas;
- Moda “maximalista”: roupas mais chamativas e únicas;
- Produtos de beleza sem testes em animais e “minimalistas”: uso mais moderado de maquiagem e cosméticos em geral;
- Desafios de dança devem crescer;
- Exercícios em casa e atividades de bem-estar mental, como meditação e ioga;
- Engajamento em causas sociais, justiça social e perfis dedicados a essas temáticas;
- Mudança nos objetivos de educação e carreira;
- Lives permanecem em alta, principalmente em games.
Perfil dos jovens no Instagram em 2022
No campo educacional, segundo o Instagram, os jovens estão mais empenhados em ter um emprego significativo do que lucrativo. Mais de 71% disseram que querem fazer algo importante que faça sentido, em vez de apenas pensar no salário, enquanto 66% pensam que uma educação universitária é cara e nem sempre traz os resultados esperados.
Para as compras, é importante as empresas saberem que as pessoas estão mais propensas a adquirir produtos e serviços nas redes sociais, mas que esse percentual é de apenas 27% dos entrevistados. Ainda há muito espaço para as marcas evoluírem e gerarem riqueza, principalmente com as ferramentas de loja online do Instagram.
Mesmo com os apps de entrega de comida, a Gen-Z e o Millennials se interessam por receitas e culinária em casa. Um em cada quatro entrevistados já fez bolo ou pães com dicas que viram no Instagram, e cerca de 20% dos jovens adultos se interessa por mixologia (criação de coqueteis) e novos ingredientes para produção de seus alimentos.
E, por fim, as lives também continuam a engajar os usuários na plataforma. Embora a explosão tenha ocorrido em 2020, seguido por uma certa saturação em 2021, algumas áreas seguem firmes com a tendência em alta, como no caso dos videogames. Três em cada dez usuários dizem que assistem a transmissões de outras pessoas jogando games ou conversas sobre o assunto.
Baixe o Trend Report do Instagram completo (em inglês) e saiba todas as apostas de uma das principais redes sociais do planeta.
Via: Instagram/Canaltech