Internet Notícias

Joana D’Arc Felix: Quem é ela? Twitter revive a história do diploma de Harvard e compara com a grávida de Taubaté 

Joana D’Arc (Foto: Reprodução)

O Twitter não para, quando não tem polêmica nova, os internautas fazem revival das antigas. Se você usa bastante o Twitter, provavelmente você já viu esta foto (acima) ou alguma foto desta mulher e se você, assim como muitos, não faz ideia de quem seja ela e de porquê estão falando dela, nesta publicação iremos explicar.

A mulher acima é a professora e cientista brasileira Joana D’Arc Félix de Souza, ela tem 59 anos de idade e é bastante reconhecida. Nascida em Franca, São Paulo, ela se formou em química pela Unicamp e também foi aprovada na USP e Unesp. Ela também fez mestrado e doutorado pela Unicap, em 1994. De 1999 até os dias de hoje, ela atua como professora e pesquisadora, seus trabalhos já renderam-lhe diversos prêmios.

Mas a foi uma polêmica que levou Joana a ser conhecida na internet no universo dos memes

O curriculo de Joana sempre foi tido como muito bonito, uma história de superação, mas em 2019, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria apontando inconsistências no currículo dela. A matéria do jornal, afirmou que Joana apresentou um certificado de pós-doutorado falso da Universidade Harvard.

“Nunca fui efetivada como aluna, porque não podia me ausentar por muito tempo, por conta dos problemas de saúde de minha mãe. Não tenho diploma de pós-doutorado em Harvard. Peço desculpas por esse transtorno. Foi uma falha minha e deveria ter dito antes que não tinha o certificado”, disse Joana após a polêmica vir a tona.

“Pesquisadora de origem humilde admite ter mentido sobre diploma de Harvard. Ao contrário do que dizia em palestras e entrevistas, Joana D’Arc Félix de Sousa não tem pós-doutorado na universidade americana”, publicou O Globo na época.

“Ao mesmo tempo que fazia meu pós-doutorado na Unicamp, comecei a elaborar o projeto para um segundo pós-doutorado em Harvard com a ajuda de Klemperer. Em 1998, fui para lá e pretendia ficar para ser efetivada como aluna e desenvolver a pesquisa. Mas minha irmã faleceu, deixando quatro filhos, e tive que retornar ao Brasil para ajudar minha mãe, que estava doente. Eu só fiquei uma semana em Cambridge daquela vez. Foi quando decidi desenvolver as análises laboratoriais no Brasil, sob a orientação do professor de Harvard”, relatou Joana ao O Globo.

Joana contou que o diploma falso foi um engando: “Participei da encenação de uma peça na escola agrícola, em que usavam vários diplomas, inclusive a montagem de um de Harvard, preparado para a ocasião. Em dezembro de 2017, esse diploma, que estava no meio de algumas fotos, foi enviado por engano a um jornalista. Quando tomei conhecimento, entrei em contato com ele, que nunca se manifestou”.

A história não era conhecida por muitos internautas do Twitter, agora estão fazendo memes. Entre os comentários, um comparou o caso do falso diploma de Harvard com a história da grávida de Taubaté.

Nos siga no Google News