UpdateChart

Há 26 anos, Michael Jackson chegava ao Brasil para gravar o clipe de “They Don’t Care About Us”

Imagem Reprodução: Youtube

Em 9 de fevereiro de 1996, há exatos 26 anos, Michael Jackson parava o Brasil ao pousar no país para gravar o vídeoclipe da faixa “They Don’t Care About Us”. O Rei do Pop vrio acompanhado de sua equipe e do famoso cineasta Spike Lee, que dirigiu as gravações.

Com locações na favela do morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador, o clipe, assim como a música, veio para fazer uma forte crítica social sobre pessoas marginalizadas na sociedade. Nas palavras do diretor Spike Lee, o vídeo trata “de pessoas humilhadas em todo mundo.”

Foi de Spike a ideia de fazer do Brasil o grande palco das gravações. Inicialmente, o vídeo se passaria em uma prisão anônima, mas o cineasta mudou o roteiro e a ideia foi aprovada por Michael, que não mediu esforços para por tudo em prática. Lee havia conhecido parte da cultura brasileira alguns anos antes através de percucionistas do grupo Olodum que estavam em excursão nos Estados Unidos. Facinado, decidiu que queria que participassem de um de seus trabalhos, e veio a calhar inseri-los no clipe do Rei do Pop.

O processo de criação do vídeoclipe ainda foi cercada de polêmicas, que envolviam desde problemas com o visto da equipe de Michael até pedidos judiciais de suspensão das gravações. No entanto, todos os impasses foram devidamente resolvidos e o eterno Rei do Pop conseguiu finalizar o projeto, que marcou a história do Brasil por sua passagem em lugares comuns e marginalizados, e também a indústria musical pela forte crítica social.

Nos siga no Google News