Uma descoberta inusitada em Northumberland, na Inglaterra, chamou a atenção de pesquisadores. Um grafite pequeno, com 40 centímetros de largura e 15 de comprimento, tinha uma mensagem curta e direta a um soldado romano.
“SECVNDINVS CACOR” era a mensagem que, segundo especialistas em epigrafia romana, pode ser traduzida como “Secundinos cacator” que, por fim, significa “Secundinos, o filho da puta”. A descoberta foi feita por Dylan Herbert, voluntário do Vindolanda Trust, uma instituição de preservação a memória romana. Para o tabloide britânico Daily Mall, ele declarou que a pedra estava entre muitos escombros. “Eu estava removendo muitos escombros durante toda a semana e essa pedra estava atrapalhando meu caminho, fiquei feliz quando me disseram que eu poderia tirá-la da trincheira”, disse. “Na parte de trás, parecia com todas as outras, uma pedra muito comum, mas quando a virei, fiquei surpreso ao ver algumas letras claras”.
A pedra continuará exposta pela cidade, segundo pesquisadores do Vindolanda Trust. O que nos resta, até então, é imaginar a reação de Secundinos ao ler a mensagem de seu inimigo.