Música

FAKE NEWS? Porque notícias envolvendo fraude no Spotify sobre os números de ‘Envolver’ é contraditória

Nas últimas horas, diversos veículos jornalísticos noticiaram que, Anitta ter atingido o número 1 global de um dos maiores aplicativos de streaming do mundo, o Spotify, com ‘Envolver’, foi uma farsa. Porém essas informações não são verdadeiras.

O Spotify possui filtros para combater qualquer tipo de irregularidade nos streaming, sejam elas por VPN (programa que esconde o seu endereço IP ou muda sua localização), flood (quando você ouve a música “trocentas” vezes em looping), contas piratas, entre outros. A contagem das reproduções de uma música se encerra todos os dias às 21h (horário de Brasília), durante esse tempo até a próxima atualização, que varia de acordo com o dia e os lançamentos na plataforma, são quase 12 horas para filtragem das irregularidades, portanto, tudo é bem seguro e totalmente verídico.

‘Envolver’ começou a viralizar depois de um fã brasileiro de Anitta ter publicado um vídeo no ‘Tik Tok’ da cantora fazendo o famoso ‘El paso de Anitta’, como ficou conhecido no mundo todo. Desde então, a música veio crescendo no mundo todo, especialmente nos países latinos como México, Colômbia e Peru. O diferencial disso tudo é que, quando a música começou a ganhar forças fora do país, no Brasil ela não se encontrava nem no Top 100 das mais escutadas da plataforma.

Com o crescimento espontâneo, Anitta começou a postar e trabalhar mais a divulgação da música nas suas redes sociais, reproduzindo e ensinando o ‘challenge’ e repostando todos os vídeos de pessoas do mundo todo fazendo o passinho que viralizou.

Com o challenge crescendo no ‘Tik Tok’ e atingindo novos públicos, a música entrou no Top 50 Global do Spotify e com isso, foi ganhando mais visibilidade no Brasil. No dia 17 de Março, com mais de 2 MILHÕES de reproduções a música se configurou no Top 20 Global, e desses 2 milhões de plays, pouco mais de 500 mil vieram do Brasil, ou seja, isso representa apenas 26% do total das reproduções deste dia.

A repercussão foi tão grande, que no dia 23 de março o Brasil literalmente parou para colocar a Anitta no topo do Spotify, se você entrou nas redes sociais daquela quarta-feira, você viu que só apareceu notícias sobre a Anitta estar escalando a parada global.

E finalmente saiu a notícia que o mundo não acreditou, ‘Envolver’ de Anitta atingiu o Top 1 Global do Spotify no dia 24 de março, com um total de 6.3 milhões de reproduções. Não apenas atingiu o topo da plataforma, como quebrou diversos recordes e um deles foi o de primeira artista latina da história a colocar uma música solo em #1 no Spotify Global, ultrapassando nomes como Karol G e Kali Uchis.

A questão é, desses 6 milhões de plays que colocaram a Anitta no topo, quantos foram do Brasil? Depois de toda repercussão no país, óbvio que as reproduções brasileiras seriam expressivas, e foram, mais de 4 milhões vieram do país de origem de Anitta, o que corresponde a mais de 60% do número total de reproduções desse dia.

Agora a pergunta que não quer calar, tem algo de errado ou algum fraude nisso? A resposta é simples: NÃO. Não tem nada de errado ou irregular nesse feito histórico alcançado pela Girl from Rio. Hoje, 13 de abril, a música continua no Top 10 Global do Spotify, com mais de 2.6 milhões de reproduções e um pouco mais de 500 mil vem do Brasil, então sim, a música é global, a música ultrapassou as fronteiras do Brasil e está sendo consumida no mundo todo, INCLUSIVE nos Estados Unidos, onde ela se encontra na posição #70 da ‘Billboard Hot 100’, maior parada musical dos EUA, que conta apenas o consumo da música em território americano. Feito esse que novamente fez Anitta quebrar recordes e rendeu a nossa brasileira o maior peak por uma música solo na parada americana, ultrapassando Karol G com ‘BICHOTA’.

Artistas como Ariana Grande, Adele, Olivia Rodrigo, The Weeknd, Jack Harlow, e diversos outros mundialmente conhecidos também já tiveram uma música com mais reproduções em seu país de origem e ninguém, nem a mídia, nem os americanos, questionaram a veracidade das reproduções ou o feito histórico atingido por eles. Porque que com a Anitta é diferente? Porque que uma brasileira não poderia ter a música mais tocada do mundo? Não só poderia, como teve, Envolver foi o primeiro #1 de uma brasileira no Spotify Global e ninguém tira esse recorde dela.

Vira-latismo, inveja, desdenho… ou os 3? Não há problema algum o país de origem ser o que mais consome seu artista, se o país de origem não apoia-lo, quem vai? E isso não à torna menos reconhecida mundialmente.

Portanto, ‘Envolver’ de Anitta é sim um marco global, um single que quebrou recordes e diversas barreiras e que segue incomodando a todos que não aceitam o sucesso da brasileira no exterior. Anitta segue sendo a brasileira mais ouvida no mundo pelo Spotify, com mais de 32 milhões de ouvintes, e, segue no Top 10 das músicas mais ouvidas do planeta. Além disso, a maior exportação do país acabou de lançar seu quinto álbum de estúdio intitulado ‘Versions Of Me’ na última terça-feira (12), e já rendeu elogios de veículos americanos como Billboard, NME (New Musical Express) e Forbes. Para finalizar, a cantora se apresenta no Coachella na próxima sexta-feira, dia 15, e promete sacudir toda a California, nos Estados Unidos.

Já dizia nosso grande Tom Jobim: “No Brasil, sucesso é ofensa pessoal”.

This post was last modified on 13/04/2022 16:43

Emerson Guimarães

Jornalista e Social Media, Emerson Guimarães atua na internet desde 2014. Apaixonado por realitys shows, música e entretenimento, Emer, como é conhecido nas redes sociais, comenta tudo em seu twitter (@emerzow) e acumula milhões de impressões em seu perfil. Contato: emersontiradentes@gmail.com

Recentes

U2 e Beyoncé são cotados para megaevento em Copacabana em 2026

U2 e Beyoncé Cotados para Megaevento em Copacabana em 2026, Anuncia Eduardo Paes O prefeito…

11 horas ago

Filme “Conclave” retorna aos cinemas de 40 cidades brasileiras após morte do Papa Francisco

Filme "Conclave" Retorna aos Cinemas de 40 Cidades Brasileiras Após Morte do Papa Francisco O…

11 horas ago

Di Ferrero apresenta, em São Paulo, último show da turnê Outra Dose Tour

Os ingressos do show, que será na Audio, estão à venda! No ano passado, enquanto…

11 horas ago

American Music Awards 2025: Kendrick Lamar, Billie Eilish e Chappell Roan estão entre os mais indicados, veja a lista

American Music Awards (Foto: Divulgação/AMAs) Nesta quarta-feira (23), foram revelados os indicados ao American Music…

1 dia ago

Ainda dá tempo de ver o System Of A Down no Brasil; confira datas

Reprodução/Divulgação O Retorno Triunfal de uma Lenda O System of a Down está de volta…

2 dias ago

Victor Lou leva Baile Lotadão para SP e RJ; confira!

Fonte: reprodução/divulgação O FENÔMENO BAILE LOTADÃO: DE BRASÍLIA PARA TODO O BRASILApós o sucesso estrondoso…

3 dias ago