Desde sua descoberta, a ômicron – como foi chamada a nova variante da Covid-19 – tem causado alvoroço entre a população mundial por ser considerada uma “mutação de risco” pela OMS.
Nesta terça-feira (30), a Anvisa divulgou resultado preliminar positivo para a variante em dois brasileiros. As amostras de exame serão enviadas agora para a análise laboratorial confirmatória.
De acordo com a Agência, o teste foi feito em um passageiro vindo da África do Sul que desembarcou em Guarulhos no último dia 23 com o teste rápido negativo. No dia 25, o indivíduo refez o teste para sua viagem de regresso ao país com sua esposa e, dessa vez, ambos testaram positivo.
Após os resultados, o Laboratório Albert Einstein notificou a Anvisa e fez o sequenciamento genético das amostras nesta segunda-feira (29). Na terça, o Laboratório informou que foi encontrada, de maneira preliminar, a presença da ômicron nos exames do casal. Agora, seguindo os protocolos nacionais, o material deve ser enviado para o Instituto Adolfo Lutz para a confirmação do resultado.
Com a possível presença da variante no país, a Prefeitura de São Paulo está estudando adiar o decreto que permite o trânsito de pessoas sem máscara em locais abertos na cidade. Os cuidados agora devem ser redobrados.