Internet

Camila Curty coleciona novos trabalhos e projetos ainda em pandemia

Camila Curty (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A pandemia causada pelo covid-19 chegou e com ela veio a necessidade de viver novas mudanças e começar a se adaptar aos ‘novos’ formatos de trabalho. Quem se reinventou nesse momento para continuar em produção foi talentosa atriz Camila Curty, que além de protagonizar webséries, peças e projetos nacionais e internacionais, também passeia pelos bastidores do teatro e audiovisual.
Sets de gravações. Preparações de elenco. Produção. Aulas. Encontros. Ensaios. Sim, todas essas opções sofreram mudanças com a chegada do isolamento social. Antes, trabalhando ‘ao vivo’ nas demais vertentes oferecidas pela arte do teatro, Camila protagoniza hoje, novos trabalhos gravados por ela mesma em quarentena e demais projetos vividos online.
“Eu nunca tive muita dificuldade pra falar com uma câmera ou celular ou estar sozinha em cena, mas a produção independente autoral tem seus prós e contras. O bom de estar sozinha gravando é poder repetir infinitamente até eu me dar por satisfeita. O lado ruim é não ter a troca imediata, não ter um feedback e um olhar de fora”, afirma Camila.
Com uma bagagem de cerca de 10 anos como atriz e a força de vontade de evoluir cada vez mais, vale citar que Camila também carrega alguns cursos de teatro fora do país que integram o seu amplo conhecimento sobre o assunto. E buscando aprofundar e aprimorar cada vez mais o conhecimento da arte, Camila possui, em sociedade com alguns amigos, uma Associação de Atores, intitulada “Studio Casa”, projeto que tem como objetivo desenvolver e estudar técnicas americanas de atuação.

Produções em Quarentena

E não para por aí! Dando continuidade ao estudo da arte, em quarentena Camila fundou, ao lado de seu namorado Pablo Cortez, o Laboratório de Atores, uma escola de pesquisa de atuação, com atores incitantes ou mais experientes. O projeto acontece 100% online e conta com cursos mensais e extensivos. Esse é um dos seus projetos desenvolvidos nesse período de isolamento social.
“No início eu não pensei que a pandemia duraria por tanto tempo. Eu nunca passei por algo desse nível antes. Eu tive trabalhos e projetos interrompidos por conta da quarentena, mas eu sempre soube que eu não aguentaria ficar muito tempo parada. Aproveitei pra ler, estudar, descansar, até que chegou o momento de tocar meus projetos, mesmo que a distância. E no mesmo momento novos trabalhos foram surgindo e eu comecei a namorar a ideia de me auto produzir em casa”, completa Camila.
Completando o time de projetos realizados por Camila em quarentena, “Cartas Para O Fim de Um Mundo” e “La Lllamada” são dois produtos audiovisuais que ela protagoniza.
“Cartas Para O Fim de Um Mundo” é uma websérie exibida no Vimeo, em que Camila, além de interpretar a personagem Ana na trama, é a responsável pela direção, roteiro, produção e fotografia ao lado de Pablo Cortez, namorado da atriz.

O trabalho surgiu em uma das leituras de Lockdown – outro projeto paralelo da atriz que ainda se encontra em pesquisa – quando o Herton Gustavo, que é um dos autores das cartas, dividiu com a atriz e com o Pablo a troca de cartas entre ele e Ligia Prieto (a outra autora). Logo, tiveram a ideia de transformar em um projeto audiovisual. Confira “Cartas Para O Fim de Um Mundo”: https://vimeo.com/cartasparaofimdeummundo

Já “La Llamada” é uma série do diretor mexicano Octavio Maya. Camila foi convidada para participar representando o Brasil na trama que conta a história de personagens ao redor do mundo, diretamente relacionados à pandemia do COVID-19. Todos os episódios foram gravados por chamada de vídeo e tratam de temáticas muito importantes.
As duas produções em quarentena foram desafios para a artista, mas que se encontra feliz com o resultado.
“Barulho de obra, vizinho gritando, cachorro latindo, familiares passando na hora da gravação… Rolou de tudo comigo. Geralmente em uma produção audiovisual, tem uma pessoa pra tentar conter a interferência externa, mas eu gravando em casa sozinha é outro universo. O diálogo sempre foi a melhor solução. Eu compreendia que não podia parar o mundo pra gravar, mas pedia para a galera tentar compreender meu lado. É difícil também para as pessoas em volta, que não são da área, meu pai, por exemplo, acha que ele só faz barulho quando ele fala e não percebe que faz barulho abrindo uma lata por exemplo. É preciso muito jogo de cintura e entender que estamos todos tentando contribuir com alguma coisa apesar das limitações”, conta a atriz.

A arte se reinventando

No contexto atual, as adaptações foram grandes em praticamente todas as áreas profissionais. A arte, o teatro e as produções audiovisuais, que é o sustento de muitas pessoas pelo mundo, foram bastante prejudicados com a pandemia. Com isso, a arte precisou começar a ser “reinventada”. Artistas em todo o mundo buscaram novas formas de continuar trabalhando.
“A classe artística foi uma das mais afetadas com a pandemia e apesar de tudo, acredito que foi a que mais se reinventou. Vi um movimento lindo de vários colegas de profissão dando um jeito de tocarem seus projetos e de levarem arte e entretenimento para a casa das pessoas. Acho que esse período vai ser um grande marco na história do teatro e do cinema. Surgiu uma nova categoria de teatro, o teatro online feito ao vivo através de plataformas. Se potencializou a produção audiovisual via celular e naturalmente aumentou o número de produção independente. Fico muito feliz em ver isso acontecer e em fazer parte desse movimento”, finaliza Camila.

Para acompanhar os mais diferentes e incríveis trabalhos da talentosa Camila Curty, a sita no instagram e fiquem ligados. “Cartas Para O Fim de Um Mundo” está sendo exibida na plataforma do Vimeo, todas as terças-feiras, às 20h. E, em breve vocês vão poder receber mais notícias sobre a série internacional “La Llamada”.

Igor Cartiê

Jornalista do sul da Bahia/Itajuípe + me sigam no Instagram @igorcartie

Recentes

U2 e Beyoncé são cotados para megaevento em Copacabana em 2026

U2 e Beyoncé Cotados para Megaevento em Copacabana em 2026, Anuncia Eduardo Paes O prefeito…

5 horas ago

Filme “Conclave” retorna aos cinemas de 40 cidades brasileiras após morte do Papa Francisco

Filme "Conclave" Retorna aos Cinemas de 40 Cidades Brasileiras Após Morte do Papa Francisco O…

5 horas ago

Di Ferrero apresenta, em São Paulo, último show da turnê Outra Dose Tour

Os ingressos do show, que será na Audio, estão à venda! No ano passado, enquanto…

5 horas ago

American Music Awards 2025: Kendrick Lamar, Billie Eilish e Chappell Roan estão entre os mais indicados, veja a lista

American Music Awards (Foto: Divulgação/AMAs) Nesta quarta-feira (23), foram revelados os indicados ao American Music…

1 dia ago

Ainda dá tempo de ver o System Of A Down no Brasil; confira datas

Reprodução/Divulgação O Retorno Triunfal de uma Lenda O System of a Down está de volta…

1 dia ago

Victor Lou leva Baile Lotadão para SP e RJ; confira!

Fonte: reprodução/divulgação O FENÔMENO BAILE LOTADÃO: DE BRASÍLIA PARA TODO O BRASILApós o sucesso estrondoso…

2 dias ago