Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Bruna Volpi
- Data de nascimento: 15/01/1988
- Idade: 36 anos
Bruna Volpi é uma cantora, atriz e influenciadora digital brasileira. Em 2020, se tornou bastante popular nas redes sociais, principalmente no TikTok por conta de seus vídeos relacionados a militância.
Na música, Bruna tem muitos anos de carreira. Iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade no Conservatório Carlos Gomes de Campinas, onde também se formou no curso técnico de Música Popular. Ela tem formação também em Canto MPB/Jazz no conservatório de Tatuí e estudou Licenciatura em Música na UFSCAR por 2 anos.
Como atriz, se apresentou com o grupo Tespis em “A Ópera do Malandro” de Chico Buarque e em “Folias do Coração” de Geraldo Carneiro, com qual ficou em cartaz no Centro de Convivência em janeiro de 2011.
Com todos seus estudos relacionados a música, Bruna foi educadora vocal, lecionou em diversas escolas de música em Campinas e na Fundação Orsa, onde trabalhava com crianças e jovens, ministrando aulas de música e canto popular para integrantes do projeto Banda Bate Lata. Realiza trabalhos de workshop, juntamente com a Dra. Ana Lúcia Spina, para fonoaudiólogos e também para profissionais da voz. Juntas, em 2015, fundaram o projeto “Nós na Voz”, onde compartilham seus conhecimentos e experiência na área da voz e do canto.
Nos dias atuais, Bruna é uma artista ligada à Música Popular Brasileira e seu foco principal é samba e pagode. E além do samba, possui um repertório que passeia por ritmos brasileiros como Baião, Xote, Choro, Frevo, axé e , eventualmente, uma pitada de Jazz.
Bruna participou de vários e importantes festivais nacionais apresentando canções inéditas, como no “Festival Nacional da Canção – FENAC”; Festival “Viola de Todos os Cantos” da EPTV, no qual foi a primeira a ser selecionada para a final com um frevo em toda a historia do festival, com “Pauliceia Desfrevada”, de Rogério Trentini e Adriano Dias; “Festival da Canção de Andradas”, onde foi consagrada como a “Melhor Intérprete”; e trabalhou como jurada no Metrocamp Music Festival, realizado em Campinas.
Em 2012 passou a fazer parte do Dicionário Cravo Albin da MPB, uma obra de referência para os estudiosos da Música Popular Brasileira.
Em 2013, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, lançou seu primeiro CD com canções inéditas, intitulado “Bruna Volpi”. Neste álbum, a cantora pretende simbolizar sua paixão pelos ritmos brasileiros, mostrada em arranjos com ênfase no samba e também com citações ao frevo, maracatu, choro e baião. No início de 2016, lançou o álbum “Noutra Roda de Samba”. Uma coletânea de sambas já gravado por ela, com gravações realizadas desde 2010 até 2015.
Em 2017, foi homenageada pela Câmara Municipal de Campinas, recebendo o Diploma Noel Rosa em reunião solene.
Também nesse mesmo ano, lançou o videoclipe da música “Covardia – Samba pelas Mulheres” numa luta contra a violência à mulher, no qual convidou diversas cantoras da região de Campinas para participarem da gravação e do vídeo.
Já fez participações com grandes nomes da música brasileira como Walmir Borges, Douglas Sampa, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Netinho de Paula, Toninho Geraes, Salgadinho dentre outros
A repercussão deste trabalho levou a cantora a participar do Programa do Ratinho, no SBT. Em dezembro de 2017, Arnaldo produziu 3 músicas da Bruna, com arranjos de Walmir Borges e as gravações ocorreram no conceituado Estúdio Mosh, em São Paulo.
Em maio de 2018, lançou seu terceiro CD, intitulado “Contrariando a Regra” – junto com o videoclipe da canção que dá nome ao CD e tem feito shows por todo estado de São Paulo, levando as canções do novo CD e seu repertorio vasto de clássicos do samba.
Em 2019 gravou um EP juntamente com o cantor e compositor Nelson Rufino – o qual tem sucessos gravados por grandes intérpretes do samba como Zeca Pagodinho e Roberto Ribeiro. Eles cantam duas faixas em dueto. Em 2020, lançou o single “Cara de Pau” de Arlindinho, filho do Arlindo Cruz.
Em 2020, com todos os shows suspensos devido à pandemia, Bruna passou a focar sua energia na militância, algo que já fazia parte de seu dia a dia, pelos direitos humanos e combatendo preconceitos como o machismo, racismo, LGBTFOBIA, capacitismo, Gordofobia dentre outros.
Em menos de um ano bateu um milhão de seguidores no TikTok e teve diversos vídeos viralizarmos no Brasil inteiro sendo indicada a vários prêmios inclusive o que foi contemplada com o troféu REVELAÇÃO WEB 2021. Atualmente Bruna conta com um milhão e setecentos mil seguidores somando suas principais redes sociais e já é considerada uma das importantes vozes da militância no Brasil.
Dados de Bruna Volpi
Nacionalidade | Brasileira |
Signo | Capricórnio |
Nome completo | Bruna Volpi |
Altura | não informado |
Cidade natal | ***/ Brasil |
Data da publicação | 02/03/2022 |