Além de trazer o rock emo/punk de volta e apoiar o movimento de retorno deste gênero musical, VENVS carrega representatividade LGBTQIA+ com o casal Evie e Elektra nos vocais da banda. Na cena cultural, apesar de ser possível ver um crescimento na visibilidade de artistas da comunidade ou projetos que retratam o assunto, na música ainda não é uma presença tão expressiva, principalmente quando falamos dos mais variados estilos musicais.
VENVS, que antes passeava pelo universo da MPB, agora traz gêneros como rock emo/ punk na nova era da banda, que antes era um duo composto pelo casal. Elektra, guitarrista e vocalista, conhece muito bem este universo, pois foi a figura central da Fake Number, banda de rock emo que fez sucesso entre os adolescentes entre 2007-2010. “Me Reencontrar”, lançado no último dia 26, além de ser o primeiro single como grupo, também traz como significado o reencontro musical com os novos gêneros.
Na nova era da VENVS, Evie e Elektra contam com mais dois integrantes, sendo eles: Jota C (Bateria) e Luk (Guitarra), que chegaram para compor o time agora como banda. Mas, a representatividade já está presente com VENVS desde quando ainda eram apenas o duo.
“Sempre buscamos falar sobre o nosso mundo e nossas vivências tanto em nossas músicas como nos bastidores. Um dos nossos objetivos sempre foi levantar nossa bandeira e ao mesmo tempo ser reconhecidas independente dela. Queremos estar em todos os lugares, ser vistas e ajudar outros artistas da comunidade a serem vistos também” – afirma VENVS. “Ser lésbicas é uma parte da nossa existência, mas não é tudo o que somos e queremos chegar em um ponto onde não somos colocadas em caixinhas o tempo todo, sabe? Artistas LGBTQIA+ não devem aparecer SÓ em playlists LGBTQIA+ e sim em todos os lugares, no topo, na televisão, nas premiações, etc”.
https://www.youtube.com/watch?v=9E7U7dMMU4Y
No universo pop é possível encontrar grandes nomes de artistas LGBTQIA+ de sucesso, tanto nacional, quanto internacional. Já em outros gêneros, a presença é restrita. No rock/emo pop funk, por exemplo, se vivencia um cenário ainda machista e convervador, principalmente por parte do público, desta forma, artistas da comunidade veem lutando dia após dia por mais destaque no estilo musical.
“Vemos representatividade, principalmente no pop, mas no cenário do rock/pop punk acho que ainda é bem restrito. Vemos mais fora do Brasil e mesmo assim é reduzido. É um cenário mais machista também, então o desafio é dobrado! Existem muitos artistas INCRÍVEIS que são da comunidade, o que falta ainda é a visibilidade mesmo e estamos entrando nesse cenário com essa meta de lutar pelo nosso espaço”, completa VENVS.
A luta da comunidade por respeito e espaços é diária. Não só na música, como também em demais áreas culturais. “O cenário cultural é justamente onde a maior parte das pessoas se espelha, seja em artistas que elas admiram desde pequenas, ou em filmes que assistem com a sua família. É importante que nossa existência esteja em todos esses lugares para mostrar que é normal, que podemos e devemos sim ser livres para amar quem quisermos”.
Sobre VENVS
Evie Dee e Elektra uniram o amor que uma tem pela outra ao amor mútuo pela música, formando assim o duo intitulado VENVS (pronuncia: VENUS). Em Janeiro de 2020, o duo lançou seu primeiro EP (de nome homônimo), que conta com cinco faixas e dois clipes no Youtube, mostrando a impecabilidade do duo com o audiovisual de qualidade que as próprias produzem, desde a composição das letras até a finalização dos clipes. Em Agosto de 2020, lançaram o álbum “Sinergia”, com nove faixas, onde contam uma história através de capítulos e clipes, como o de “Contando os dias” que bateu o marco de um milhão de views.
Depois de uma longa caminhada como duo, VENVS vive uma nova era e acaba de lançar a primeira faixa como banda. Além de Evie Dee e Elektra, Jota C (bateria) e Luk (guitarra), também passam a integrar o time da nova fase do grupo. “Me Reencontrar” é a primeira música lançada desta nova fase e marca o retorno da VENVS para o pop rock punk. A faixa também ganhou um videoclipe que já se encontra disponível no youtube.