Febre mundial entre as crianças, o brinquedo “Pop it” está sendo apreendido por autoridades no Qatar. Feitos de borracha e comumente com as cores do arco-íris, que são mais conhecidas por serem parte da bandeira LGBTQIA+, eles estão sendo tirados de circulação com a justificativa de que o produto viola os valores, costumes e tradições islâmicas, conforme foi informado pelas autoridades do governo no Twitter.
“O Ministério deflagrou uma operação de inspeção em comércios de diferentes regiões do país. A campanha resultou em apreensões e identificações de uma série de violações, incluindo o confisco de brinquedos que violam os valores, costumes e tradições islâmicas”, afirmou o Governo no comunicado oficial.
O Qatar vem recebendo bastante críticas por ainda manter leis homofóbicas, afinal o pais vai ser a sede da Copa do Mundo de Futebol em 2022. Nasser Al Khater, líder do Comitê Organizador da Copa, disse no final de novembro em entrevista à CNN que o público LGBTQIA+ será bem-vindo no país, mas que deve evitar demonstrações públicas de afeto.
Essas situações tem causado preocupação, pois há riscos da população LGBTQIA+ sofrer ataques e outras situações que ferem os direitos humanos durante a realização do evento.
Fonte: UOL