Hana Horká, cantora tcheca do grupo Asonance, faleceu no último domingo(16), ao contrair covid-19 de forma proposital. Quando descobriu que estava doente , a mesma comemorou e recebeu o apoio de fãs e amigos, pois assim acreditava receber a imunidade completa da doença.
Jan Rek, filho da cantora, culpa os movimentos antivacina na República Tcheca pela morte da mãe. “Ela preferiu viver normalmente conosco e pegar a doença para não ter que se vacinar. É triste que ela quis mais acreditar em estranhos do que na própria família,” disse Rek em entrevista à rádio pública tcheca iRozhlas. O objetivo era conseguir se contaminar e, depois de curada, obter o certificado de imunidade usado no país que a permitiria frequentar alguns estabelecimentos sem ter de se vacinar
O grupo Asonance foi formado em 1976 sob a influência de músicas do cantor Joan Baez e tinha originalmente influências do folk e country. Alguns anos depois, começou a se concentrar em música folclórica irlandesa e escocesa. A cantora faleceu em casa, com falta de ar.
Fontes: O Globo, UOL, Rolling Stones, Metrópoles