Na tarde da última segunda-feira (16), os nomes dos influenciadores Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera, ganharam os trending topics do Twitter e as manchetes de diversos sites, após uma fala considerada racista dos dois viralizar na internet.
Em uma entrevista ao canal de Matheus Mazzafera, o influenciador Gustavo Rocha falou sobre o tipo de homem que o atrai e ele disse que os “malocas” fazem o tipo dele para ficar, mas que para namorar não. “Maloca, tatuado. Quanto mais estragado for, melhor. Para namorar, não. Mas o que eu sinto atração mesmo são sempre os maloca tatuado.”, disse o influenciador.
qual nome disso galera? pic.twitter.com/MkDiocflay
— 🦋 ruan (@ruanoliveira) November 16, 2020
Matheus então disse: “Se eu fosse desenhar, eu gosto também dos tatuados. Meu ex é loiro, branquinho. Eu pago a minha língua”. Muitos internautas acharam Gustavo preconceituoso, porque pelo que o youtuber falou, para ficar os “malocas” servem, agora para namorar, não servem.
Depois que a fala repercutiu muito mal nas redes sociais, tanta para Gustavo quanto para Matheus e os dois se desculparam pelas falas no Twitter.
Gente, vamos lá! Eu quero esclarecer sobre a interpretação que algumas pessoas tiraram da minha fala no vídeo.
Pra mim, “maloka’ não está relacionado a cor da pele de alguém e sim de quem gosta de ‘zoeira’ na noitada, ou como um ‘estilo de vida’.
— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020
Eu abomino qualquer tipo de racismo e meus seguidores sabem disto. Acusar uma pessoa de racismo é sério e é crime.
Mas como eu estou neste mundo para compartilhar amor, não me incomodo nem um pouco de pedir perdão a quem ficou magoado – minha intenção jamais foi essa.
— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020
Ao final do vídeo, quando digo “comigo é assim também”, eu me refiro ao fato de sentir atração por um estilo de homem e acabar namorando outro. Nunca me referi à cor da pele.
— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020