Um grande sucesso da TV Globo, a novela América finalmente está disponível para os fãs matarem a saudade. A trama exibida em 2005 foi um dos maiores sucesso da época que ainda nem existia Twitter, é uma das novelas da autora Glória Perez que ajudou a da visibilidade para pessoas LGBTQ+ no Brasil.
Em 2017, Glória ajudou a dá muita visibilidade para pessoas trans no Brasil mostrando a realidade de Ivan em A Força do Querer, um jovem trans que enfrentou vários obstáculos para ser quem realmente é.
Há 17 anos, ela mostrou o Júnior sendo homem gay em processo de descoberta em América (2005), uma época que preconceito contra gays no Brasil ainda era a regra para muitos. Junior interpretado por Bruno Glagliasso era um gay padrão heteronormativo, o que talvez fosse uma novidade para época, porque sempre que os gays eram retratados em novelas eram estereotipados e motivos de chacota, o gay divertido.
Uma curiosidade sobre a história é que América poderia ter sido a primeira novela da TV Globo a exibir o beijo gay, mas cena do beijo na época foi censurada e acabou não indo ao ar.
Estava tudo certo para cena do beijo de Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) no último capítulo da trama e de acordo com os atores foi gravada sete vezes, mas teve a censura da cena e isso gerou frustração nos atores e na autora da trama.
O Brasil demorou a normalizar pessoas LGBTQ+ e a cena de um beijo gay na Globo só foi exibida pela primeira vez em 2014, na novela “Amor à Vida“, protagonizada pelos atores Mateus Solano e Thiago Fragoso.