A novela América (2005) da Rede Globo, chegou ao Globoplay e muita gente da nova geração e que era criança na época, estánior descobrindo o casal gay Junir (Bruno Gagliasso) e Zéca. Hoje o que é sucesso nos sreamings, viraliza no TikTok e esse o caso do casal de agroboys Júnior e Zeca (Erom Cordeiro).
No TikTok, as pessoas vem a história de Zeca e Junior em trechos, e muitos não sabem que a novela é antiga. Muita gente que está conhecendo a trama agora pedem o beijo gay, mas o que eles não sabem é que o beijo foi gravado, porém, nunca foi exibido, nem em 2005 e nem em 2022 no Globoplay.
Compilado de cenas de 2 horas:
A emissora gravou vários finais para Zeca e Junior na trama, e cena do beijo foi gravada várias vezes, no final os diretores da Globo vetaram a exibição do beijo gay. O motivo? Era 2005, época em conservadorismo e homofobia eram muito mais perversos do que são hoje.
“O romance entre o Júnior e o Zeca era tão bonito que o beijo merecia ter ido ao ar. A história de amor dos dois foi construída de forma delicada. Mas a direção da emissora achou que a cena não devia passar, porque poderia chocar a maioria de seu público. Talvez chocasse, porque o Brasil é muito mais preconceituoso do que demonstra ser”, disse a autora Gloria Perez, no livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.
Curiosidades a respeito da tema.
- O ator Erom Cordeiro (45 anos), que interpretou Zeca, hoje namora com Rodrigo Bolzan. Em 2005, em entrevista ao O Fuxico, Erom falou que estava torcendo pelo casal e revelou que o papel era muito importante para a carreira dele.
- A autora da novela, Glória Perez, afirmava que o beijo de Zeca e Júnior seria primeiro beijo gay da TV brasileira.
- Glória Perez revelou que quem vetou o beijo de Junior e Zeca na TV foi o diretor Octavio Florisbal, que foi diretor da Globo de 2002 a 2012.
- O primeiro beijo gay da TV, foi acontecer apenas em 2014, quando Nico e Felix se beijaram em Amor à Vida.
- Embora não tenha havido o beijo gay entre Junior e Zeca, ficou subentendido que aconteceu. O casal teve uma história bonita e foi com certeza muito representativo para gays da época.
.