Neste momento, noite de 18 de dezembro, o nome de Alexandre Frota, deputado eleito pelo PSL, está nos Trending Topics do Twitter no Brasil e isso porque ele foi condenado pela Justiça Federal em Osasco, na Grande São Paulo, a pagar multa de mais de R$ 295 mil por difamação e injúria por ter atribuído publicamente uma fala falsa sobre pedofilia a Jean Wyllys.
Sabemos que este ano foi o ano das fakes news para eleger muitos políticos e derrubar outros e isso já vem de tempos. No ano passado Alexandre Frota postou em sua página oficial na internet uma foto de Wyllys, autor do processo, atribuindo-lhe a seguinte fala: “A pedofilia é uma prática normal em diversas espécies de animal (sic), anormal é o seu preconceito” e isso pegou muito mal para imagem de Jean, apesar de Jean nunca ter falado isso, muita gente acabou acreditando na publicação de Frota.
Segundo a juíza Adriana Freisleben de Zanetti, da 2ª Vara Federal de Osasco, que condenou o político do PSL, ficou provado no processo que o deputado do PSOL jamais declarou a frase acima.
“A frase foi criada com a finalidade de difamar Jean Wyllys, causando na comunidade cibernética o sentimento de repúdio por empatia emocional com as vítimas de pedofilia”, escreveu a magistrada em sua sentença.
Segundo informa o site G1, a magistrada informou que além da multa, Frota terá de prestar serviços à comunidade no fórum federal da região de Cotia, onde ele tem residência. Ele ainda terá os finais de semana limitados, tendo de permanecer em casa de albergado ou outro estabelecimento similar aos sábados e domingos pelo período de cinco horas diárias.
Alexandre Frota é tão burro que pode recorrer, mas tuitou admitindo que atribuiu uma fala falsa a Jean Wyllys pic.twitter.com/mmYsrG7wF2
— Com STF, com tudo™ 🌈 (@MarkosOliveira) 18 de dezembro de 2018
brucutu alexandre frota, agindo como dono da cerimônia de diplomação, chamou militante negro do PSOL, membro de mandato coletivo, de “bandido”. “eu quero que o ritual do cargo vá para a casa do caralho!”, disse o deputado federal que os paulistas elegeram https://t.co/mvzDKnMiNl
— cynara menezes (@cynaramenezes) 18 de dezembro de 2018
É absurda e desproporcional a condenação do colega Alexandre Frota por ter falado uma besteira contra Jean Wyllys. Espero que seja revertida na 2ª instância.
Aliás, o próprio Wyllys continua impune por ter cuspido em nosso presidente eleito e ameaçado cuspir nos meus colegas.
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) 18 de dezembro de 2018
Realmente desproporcional, deveria ter sido pior.
— Karen 🦄 (@Eita_Karen) 18 de dezembro de 2018
“absurdo e desproporcional” é caluniar por meio de montagens toscas e frases falsamente atribuídas à esquerda. aprendam a jogar com ética, pq ao menos uma parte do judiciário ainda trabalha sob o estado democrático do direito
— Bruno 🇧🇷🇨🇺🇵🇸🇻🇳 (@bruno_bunnymen) 18 de dezembro de 2018
Injúria é crime – na internet ou fora dela. Não se acusa ninguém de pedofilia como se fosse liberdade de expressão: é ódio, discriminação, humilhação.
Vejam a notícia do deputado condenado, hoje, por falsamente acusar Jean Wyllys @jeanwyllys_real + link https://t.co/KDYp9VRVrB— Debora Diniz (@Debora_D_Diniz) 18 de dezembro de 2018