Na noite desta quinta-feira (10), Gloria Groove lançou o aguardado “LADY LESTE”, seu segundo álbum de estúdio, que conta com 10 faixas inéditas, sendo 6 com participações especiais, além dos singles “BONEKINHA”, “A Queda” e “LEILÃO”, que já haviam sido lançados e deram ao público um gostinho do que viria por aí.
O disco inicia com a enérgica “SFM”, que é um funk envolvente que conta com versos de MC Hariel e é descrita pela drag queen como uma das músicas-chave do álbum. A canção é seguida por “BONEKINHA”, primeiro single do “LADY LESTE”. Com beats dançantes de funk, batidas de trap e solo de guitarra no final, a faixa funciona como um prelúdio e sintetiza a organização e disposição das faixas do álbum de Gloria.
“VERMELHO”, quarto single do disco, vem logo em seguida e pode ser descrita como um dos pontos altos. Homenageando MC Daleste com a sample de “Menina de Vermelho”, o funk vem com sintetizadores e graves potentes no refrão, que envolvem quem escuta numa experiência frenética. A quarta faixa é “Fogo no Barraco” feat. MC Tchelinho, que mescla samba e pop numa vibe única e abre alas para a parceria com o grupo Sorriso Maroto, “Tua Indecisão”, um pagode leve e sentimental, numa sequência bastante coesa.
“Apenas Um Neném”, que conta com a participação especial de Marina Sena, é outro ponto alto do álbum. Sendo um arrocha com uma pegada pop e tropical, a faixa é apaixonante e sensual, daquelas que agrada todos os públicos. A música seguinte, “Jogo Perigoso”, mescla reggaeton e pop numa mistura envolvente que lembra os grandes hits latinos da atualidade.
Em “Greta”, Gloria Groove serve o ápice do hip hop do “LADY LESTE” e dá sequência na vibe sagaz com o trap “Pisando Fofo”, parceria com Tasha & Tracie que conta com versos inteligentes e perspicazes das artistas e também pode ser listada como uma das melhores do disco. “Leilão” é a faixa seguinte que dá continuidade a esse bloco do álbum mais voltado para o rap. A canção reflete sobre o valor do trabalho da artista com uma mensagem forte sobre a indústria musical.
Com referências à Lady Gaga, Gloria pensa sobre o preço e as consequências da fama na envolvente “LSD”, que traz ao “LADY LESTE” uma experiência mais imesirva e densa. “A queda” é um pop rock que traz reflexões sobre o ódio coletivo e a cultura do cancelamento, e mostra os medos da artista e um de seus lados mais pessoais. A música foi, até o momento, o grande hit da era, sendo o clipe pop mais assistido de 2021 no YouTube (somando mais de 100 milhões de views) e alcançando o Top 10 de todas as plataformas musicais do Brasil, além de tornar Gloria Groove a primeira drag queen a alcançar o Top 200 da Billboard com uma canção solo.
Finalizando o álbum, “Sobrevivi” vem com os versos marcantes e apaixonados da Lady Leste que, em dueto com Priscilla Alcântara, serviu vocais deslumbrantes. Nas palavras de Gloria, a canção surgiu como uma carta de amor aos fãs e deve ser a música de desfecho dos shows, assim como “Halo”, de Beyoncé. As linhas de Priscilla acrescentaram muito a faixa, que é sem dúvidas uma das melhores do álbum.
Em suma, Gloria Groove entregou um trabalho coeso, multifacetado e com qualidade de sobra. Com mensagens fortes, sonoridade impecável e visuais extremamente bem pensados, o disco tem tudo para ser uma das melhores eras do pop brasileiro.
Faixas essenciais: “Vermelho”, “Sobrevivi”, “Apenas um Neném”, “Pisando Fofo”.
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐