O termo “Dexametasona” foi o termo mais buscado no Google Brasil nesta última terça-feira (16), isso após ser divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que o uso do esteroide dexametasona, reduziu significativamente a mortalidade em pacientes seriamente afetados pelo novo coronavírus.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, afirmou que é o primeiro tratamento comprovado que reduz a mortalidade em pacientes que apenas conseguem respirar com o uso de respiradores. Mas para deixar claro e não causar uma busca descontrolada de pessoas pelo remédio nas farmácias, só é tem efeito sobre pessoas que precisam respirar por aparelhos.
Os cientistas britânicos responsáveis pelo estudo que descobriu, revelam que o esteroide é barato e amplamente disponível, ele reduziu a mortalidade em pacientes em respiradores em até um terço, e naqueles que precisavam de oxigênio, em um quinto.
“São boas notícias e congratulo o governo britânico, a Universidade de Oxford e os muitos hospitais e pacientes no Reino Unido que contribuíram para esse avanço científico capaz de salvar vidas”, disse o diretor geral da OMS.